No último Domingo, dia 17 de Dezembro aconteceu em Pelotas na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes da Pró Paróquia Operários de Cristo uma Cantata de Natal.
Com a comunidade cheia, a noite contou com apresentações da Banda da Escola Independência, Conservatório de Música Elaci Shcneider, Sociedade Italiana e Canções do Grupo Luz do Caminho. Além disso, a noite foi abrilhantada com diversas participações das crianças da catequese e dos grupos bíblicos da comunidade.
Em entrevista, Patrícia que é coordenadora da comunidade junto com seu marido Gerson desde abril deste ano, conta alguns detalhes sobre a comunidade Nossa Senhora de Lourdes: "É uma comunidade de bairro, a gente tem uma obra em construção e vários trabalhos de catequese. A gente atende todos os sábados mais de 70 crianças do bairro, a maioria de 3 a 14 anos, temos também a catequese de adultos e 3 grupos bíblicos bem fortes aqui na comunidade que vão fazer agora uma apresentação sobre o evangelho de Mateus que é o que a gente trabalhou durante o ano".
Patrícia conta que eles comemoram várias festas durante o ano além da Cantata de Natal que é a última do ano. A comunidade tem tido uma procura alta de público e busca sempre incentivar que crianças pequenas participem das atividades da comunidade, pois é um caminho para que os pais também freqüentem e participem das atividades da comunidade, por exemplo, fazendo a Comunhão.
É feito um trabalho na Catequese, onde as crianças participam ativamente na execução. São recebidas doações de alimentos durante as missas do advento e algumas crianças da Catequese vão entregar esses ranchos nas casas das pessoas mais carentes e outras vão até as casas de doentes para fazer orações. Patrícia ressalta: "Não adianta a gente estar dentro da comunidade, falar muito bonito e não fazer o bem, eles precisam entender que é uma obra... A comunidade se baseia mais é na catequese".
Haviam alimentos sendo vendidos na ocasião, cachorro quente, pastel, refrigerante, e vários outros, questionei sobre o motivo desta ação e Patrícia explicou: "A gente faz nesse dia uma copa, para ajudar no custeio de passeios e brincadeiras com as crianças, porque eles também tem direito de se divertir, né? No sábado que vem nós queremos levar a turma toda lá no Santuário de Guadalupe para conhecer o presépio e rezar na casa da Mãe. Então como estamos em um bairro carente, muitos não tem condições de custear, então a gente faz essas copas, o pessoal que vem e se solidariza, ajuda e o lucro é para a catequese: Passeios, material de pintura de desenho, é tudo fornecido pela comunidade".
Conversamos brevemente sobre a construção do novo templo da comunidade que está agora na fase de colocação do telhado, e que também conta com a ajuda da comunidade e a arrecadação de fundos com a promoção de almoços e festas para o bom andamento da obra.
Perguntei à Patrícia se gostaria de deixar alguma mensagem sobre esta época especial e a resposta foi convicta: "A base de tudo é a família, se a família vai bem, teremos um bom Natal, não importa se o peru é magro ou é gordo, o importante é que a gente tenha a paz no coração, e isso, eu desejo a todos".
A Cantata foi encerrada com um belo teatro da Catequese explicando os símbolos do verdadeiro Natal. Sem dúvidas foi uma noite de integração e comemoração: Nasceu o Salvador!