O Evangelho de hoje faz parte do Sermão da Montanha de Jesus que Mateus apresenta nos capítulos 5, 6 e 7 do seu Evangelho. Encontramos palavras muito fortes de Jesus nesse seu Sermão da Montanha. As palavras do trecho de hoje são as seguintes: "Ouvistes o que foi dito pelos antigos: 'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém vos digo, não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pede e não vires as costas a quem te pede emprestado''.
Pois essas palavras de Jesus vão totalmente na contramão da mentalidade de nossos dias. Parece que voltamos aos tempos dos antigos a quem Jesus faz referência. Como é possível praticar o que Jesus pede: não enfrentar nivelando por baixo o malvado?; oferecer a face esquerda a quem já me deu um tapa na face direita?; dar também o manto a quem já abriu um processo para tomar a túnica?; andar dois quilômetros porque alguém já me forçou a andar um quilômetro? Jesus pede uma lição de amor. Só essa lição de amor vence todo o desamor. Pagar o desamor com o amor: isso é o que importa para sermos felizes!
+Dom Jacinto Bergmann
![](https://static.wixstatic.com/media/07db9e_1b128ba68c9e44c59fd0b7003fd3f3a0~mv2.png/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/07db9e_1b128ba68c9e44c59fd0b7003fd3f3a0~mv2.png)