Mateus no Evangelho de hoje narra um episódio muito estranho: Jesus com seus discípulos chegaram a outra margem do Lago de Genezaré, na região dos gadarenos. Vieram então ao encontro deles dois homens possuídos pelo espírito do mal que gritavam dirigindo-se a Jesus: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” Jesus acabou expulsando dos dois homens o espírito do mal, que tomou conta da manada de porcos que ali estava, e ela por sua vez, atirou-se no mar e afogou-se. Os guardadores de porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo o que aconteceu. Então a cidade toda foi ao encontro de Jesus e pediram-lhe que se retirasse da região deles.
É estranha, sim, a atitude dos guardadores de porcos, e é estranha a atitude dos habitantes da cidade dos gadarenos: eles se estranham com a expulsão do espírito do mal e ficam presos na perda da manada dos porcos. Acabaram não querendo a presença Daquele que quer purificar; chegam a pedir que se retirasse.
Infelizmente continua existindo esta atitude estranha, também nos nossos tempos: muitos se estranham com a presença daqueles que buscam a perfeição; ficam presos nas suas ideias e posses; chegam a expulsar os que querem o bem.
Uma coisa, porém, é certa: a verdade prevalecerá sobre a mentira.
+Dom Jacinto Bergmann