Pelotas: Formação reúne jovens da Província Eclesiástica

Província Eclesiástica de Pelotas – O Serviço de Evangelização da Juventude promoveu, nos dias 18 e 19 de agosto, a Formação de Multiplicadores da Província Eclesiástica de Pelotas, que abrange também as dioceses de Rio Grande e Bagé. Cerca de 25 jovens participaram do encontro que tem como principal objetivo reunir lideranças jovens para refletir sobre a importância do Setor Juventude como espaço de unidade na diversidade de carismas e expressões juvenis. Ao longo da formação, que ocorreu na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Pelotas, foram promovidas discussões sobre os conceitos de Igreja, Documento 85, Juventude como Lugar Teológico, Protagonismo Juvenil, Cristologia, e sobre a preocupação da Igreja com a evangelização da juventude.

Os assuntos foram trabalhados em momentos de oração, exposições e partilhas, além de um Círculo de Construção de Paz. A programação inclui a exibição do Documentário “Nunca me sonharam” que expõe a realidade de jovens a partir de suas próprias falas e as desigualdades presentes nas realidades das juventudes no Brasil. “Achei muito interessante a forma como foram abordados os assuntos e a construção crescente do encontro. Foi maravilhoso, pude aprender um pouco mais sobre a doutrina da igreja de uma forma mais leve e dinâmica e ainda pude perceber uma renovação na minha fé com a busca de uma ação jovem em minha cidade e movimento de Emaús”, partilha a jovem Renata Terra, da Diocese de Rio Grande. No domingo (19), pela manhã, os jovens participaram da Missa da comunidade que acolheu o encontro, presidida pelo Pe. Rudinei Zorzo, coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude, e concelebrada pelo Padre Enéias Carniel, assessor do Setor Juventude da Diocese de Pelotas.