COLETA DA ASSUNÇÃO - 2023

Pelotas, 01 de agosto de 2023

Caríssimo Pároco (Vigário Paroquial)!

Prezados Membros do CPP – Conselho Pastoral Paroquial!

Prezados Membros do CAEP - Comissão Administrativo-econômica Paroquial!

A Equipe de Preparação das Romarias, em 2017, refletindo sobre as despesas das Romarias em particular e as despesas do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe em geral, sugeriu que houvesse uma Determinação por parte da Arquidiocese de uma Coleta Anual Permanente para o nosso Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Sugestão acatada por mim, arcebispo metropolitano, fazendo com que emitisse uma Determinação nestes termos:

DETERMINAÇÃO

Considerando:

a) que o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Cascata, tornou-se um lugar privilegiado de evangelização;

b) que, por isso mesmo, cada vez mais há uma crescente afluência de pessoas;

c) que, como consequência, continua precisando do cuidado das obras já realizadas e precisa da efetivação de novas obras;

d) que, como resultado, temos ainda sempre altos custos com todo o complexo do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe;

Determino que se realize em todas as Paróquias e Comunidades Eclesiais da Arquidiocese de Pelotas uma COLETA ANUAL PERMAMENTE: sempre no Domingo após o Dia 15 de Agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, Dia do Aniversário da Criação da Diocese/Arquidiocese de Pelotas. (Nas Comunidades Eclesiais das Paróquias do interior, a Coleta é feita na Celebração Mensal do Mês de Agosto).

Esta “Coleta da Assunção” caracterizar-se-á como uma “homenagem à Mãe de Deus e nossa e à sua Casa no meio de nós – o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe”. Vem ao encontro da já constatação: “Os nossos fiéis arquidiocesanos tem o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe no seu coração e desejam que a casa da Mãe das Comunidades seja a mais ‘bonita’ possível!”

Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo Metropolitano de Pelotas.

Pelotas, 10 de julho de 2017. Ano Mariano Nacional.

Por isso, mais uma vez fazemos o nosso apelo veemente:

1º Que seja feita a “Coleta da Assunção”, destinada ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, com grande motivação e eficiência. Será feita no final de semana dos dias 19 e 20 de agosto. (O resultado desta Coleta é encaminhado à Mitra Arquidiocesana);

2º Que os/as romeiros/as da 38ª Romaria sejam também bem conscientizados/as nas paróquias/comunidades da “Coleta da Celebração Eucarística” que será feita no dia da Romaria; que venham preparados para ajudar generosamente.

Cientes da compreensão e o consequente empenho na ajuda por parte de cada Paróquia/Comunidades, manifestamos os nossos sinceros agradecimentos,

Pela Equipe de Preparação das Romarias,

Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas.