COMUNICAÇÃO SOBRE A 37ª ROMARIA DE GUADALUPE

Divulgamos a mensagem publicada nessa manhã pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jacinto Bergmann, sobre os movimentos dados sobre a organização da 37ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe.

Pelotas, 22 de julho de 2022.

Caríssimo Pároco (Vigário Paroquial)!

Prezados Membros do CPP – Conselho Pastoral Paroquial!

Prezados Coordenadores Paroquiais da Romaria Nossa Senhora de Guadalupe!

Realizamos a nossa Primeira Reunião da Equipe de Preparação (representativa de todas as forças de evangelização da Arquidiocese) da 37ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 19 de julho.

A partir das reflexões/decisões durante a reunião, queremos comunicar as primeiras resoluções e encaminhar os primeiros passos da preparação para a Romaria:

O Tema da nossa 37ª Romaria, em unidade com as Dioceses de Bagé e de Rio Grande, é: “COM MARIA, COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO”. Ele contempla o Sínodo que a Igreja mundial, consequentemente a nossa Província Eclesiástica, está vivendo;

Resolvemos celebrar a 37ª Romaria, como já procedemos nos dois anos da pandemia, no dia 11 de dezembro, domingo ligado ao Dia da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Várias razões levaram a esta resolução, motivados, especialmente, pelo período entre o 1º turno e 2º turno das eleições que ocorrerão em outubro – tudo indica que teremos um clima muito “polarizado”, certamente prejudicial à Romaria, se realizássemos no 3º domingo de outubro.

Teremos a Abertura da 37º Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe no dia 15 de agosto, Dia Litúrgico da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, com uma Celebração Eucarística às 19 horas, com: a) a comunicação da Proposta de Preparação; b) a Bênção e envio dos Quadros-Imagens de Nossa Senhora de Guadalupe e São Juan Diego a todas as paróquias; c) a entrega da “Carta às Comunidades” a todas as Comunidades Eclesiais Missionárias; d) a convocação para a “Coleta da Assunção”; contamos com a presença de todos os Presbíteros e lideranças pastorais das respectivas Paróquias;

No domingo, dia 21 de agosto, quando é celebrada à Solenidade de Assunção de Nossa Senhora, Dia do Aniversário da criação da Diocese/Arquidiocese de Pelotas, realizaremos a “Coleta da Assunção” (conforme Determinação do dia 10 de julho de 2017, em anexo) em todas as paróquias de nossa Arquidiocese (nas comunidades das paróquias do interior na celebração mensal de agosto), destinada ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe; coleta feita com grande motivação e eficiência. (O resultado dessa coleta é encaminhada à Mitra Arquidiocesana);

No dia 27 de agosto teremos: a realização da 3ª Romaria da Juventude com o Lema: “LEVANTA-TE! EU TE CONSTITUO TESTEMUNHA DO QUE VISTE” At 26,16; Está previsto: a) concentração na Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes, Rua Vereador Paulo A. Teixeira, 2410, às 11h com saída da Caminhada rumo ao Santuário às 11:30; b) Missa de Encerramento no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe às 19 horas.

“COM MARIA, COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO”

Pela Equipe de preparação das Romarias,

Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo.