A Igreja Católica celebra, em 16 de maio, o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Discutido pelo Concílio Vaticano II, foi efetivado em 1967, chegando, este ano, a sua 55ª edição. A Arquidiocese de Pelotas em parceria com as dioceses de Bagé e Rio Grande e o apoio da Pastoral da Comunicação do Estado, Livraria Santa Rita e Universidade Católica de Pelotas, organizou uma live aberta que será transmitida dia 15 de abril, às 20 horas, pela página da Arquidiocese no Facebook, com dom Carlos Rômulo e o professor Manoel Jesus.
Dom Carlos é o bispo de Montenegro e referencial para a comunicação no Estado. O professor Manoel Jesus integra a Pastoral da Comunicação arquidiocesana e estadual. Pretendem chegar aos profissionais dos meios de comunicação, estudantes da área, mas também àqueles que atuam nas diversas pastorais e precisam da comunicação como instrumento para seu trabalho.
O papa Francisco destacou para este ano a motivação aos discípulos chamados para a missão: “vem e verás”. Convocado durante a pandemia, o pontífice alerta que é preciso “comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.
Para isto, é preciso “gastar a sola do sapato”, tanto por parte do jornalista que pode se acomodar nas redações, assim como daqueles que fazem comunicação “na e da” igreja e precisam encontrar fórmulas de concretizar o que Francisco chama de uma “igreja em saída”. Propondo um “extra” de humanidade que atenda às necessidades das relações sociais, especialmente pelas novas mídias e redes sociais.
Comments