PASTORAL AFRODESCENDENTE REALIZOU ENCONTRO EM SÃO LOURENÇO

No último domingo, Solenidade de São Pedro e São Paulo, dia 30 de junho de 2024, aconteceu o Encontro de formação da Pastoral Afrodescendentes da Arquidiocese de Pelotas, na Comunidade Quilombola Maria Lina, no Boqueirão, interior de São Lourenço do Sul.

Participaram do encontro representantes de diversos quilombos da nossa Arquidiocese: Nicanor da Luz, Faxina e Brasa Moura, de Piratini; Vovó Elvira do Monte Bonito, de Pelotas; Representação de Rio Grande, São Lourenço do Sul e Pelotas; e representações de Professoras Negras.

No início do encontro foi celebrada a Santa Missa inculturada Afrodescendente, presidida pelo Pe. Sérgio Luiz Lima Pereira, Referencial Arquidiocesano de Pelotas e concentrada Com Pe. Wilfrido Mosquera, Referencial do Regional CNBB Sul III.

A formação foi realizada abordando dois temas: pela manhã, o palestrante Assistente Social Marco Antônio Nunes (Markão) falou dobre a violência sofrida pelo Povo Negro, nas diferentes áreas de trabalho. E a tarde, o Pe. Wilfrido Mosquera abordou o tema sobre a cartilha da CNBB Encantar a Política. Após estes trabalhos foi feita uma partilha com os participantes.

O momento de encerramento contou com informações gerais e bênção final.

Os participantes agradeceram a organização e a acolhida das equipes da Pastoral Afrodescendentes de São Lourenço e Boqueirão.