ROSÁRIO MISSIONÁRIO CHEGA ÀS PARÓQUIAS

Já está chegando às Paróquias e aos diversos grupo bíblicos da Arquidiocese de Pelotas os roteiros para os encontros do Rosário Missionário. Ele é um valioso instrumento de preparação para a Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe.

Nesse ano, o Rosário Missionário é composto por cinco encontros e trará o tema da Romaria inspirado no Jubileu que estaremos vivendo em 2025. Por isso, tem-se o tema dos "peregrinos" e nos ajudará a refletir sobre os eventos climáticos, especialmente a enchente de maio, que assolaram diversas Paróquias da Arquidiocese de Pelotas, bem como todo o estado. Os encontros versarão sobre a nossa atitude de peregrinos com os ATINGIDOS, com os ACOLHEDORES, com os VOLUNTÁRIOS, com os DOADORES e com os ESPERANÇOSOS por dias melhores.

Abaixo está disponível o arquivo do Rosário Missionário que poderá ser impresso para a participação de todos e a mensagem de abertura escrita por Dom Jacinto para todos os grupos.

MENSAGEM DE DOM JACINTO

Vivemos a maior catástrofe ambiental no nosso Estado: uma enchente sem ímpar; estamos em preparação para o Jubileu 2025. Dentro deste contexto vamos celebrar a nossa 39ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. É um misto de tristeza e de júbilo! É um misto de susto e esperança! Coloquemo-nos de corpo e alma a caminho desta 39ª edição da nossa Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. Ela acontecerá dia 20 de outubro próximo!

Somos convidados para nos prepararmos bem para a Romaria. Isso, especialmente, através dos Grupos Bíblicos do Rosário Missionário. Com os Encontros do Rosário, além de nos prepararmos para a Romaria, também  familiarizamo-nos com a Palavra de Deus que é “viva e eficaz” e fazendo dela a alma de nossa vida e pastoral.

Como já acenado acima, duas grandes motivações temos neste ano de 2024 para uma boa preparação e uma boa celebração da Romaria: 1ª A vivência da enchente de maio/junho passado; 2ª  A preparação para o Jubileu 2025. Por isso, os Cinco (5) Encontros do Rosário Missionário vão nos ajudar a peregrinarmos com os ATINGIDOS, com os ACOLHEDORES, com os VOLUNTÁRIOS, com os DOADORES, com os ESPERANÇOSOS. Assim, celebraremos intensamente o Lema da 39ª Romaria: “COM MARIA, JUBILOSOS PEREGRINAMOS COMO IRMÃOS”.

Ao realizarem os cinco (5) Encontros, desejo de coração estar presente  espiritualmente em cada Grupo Bíblico. Tenho a certeza que a Palavra de Deus vai proporcionar muita luz a todos os participantes.

Sobre todos e todas invoco a bênção de Pastor,

Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo Metropolitano de Pelotas.